terça-feira, 12 de agosto de 2008

Folclore – a origem da cultura popular




Sinônimo de cultura popular, o Folclore constitui-se num dos mais belos e tradicionais costumes de um povo. Danças, músicas, lendas, entre outras manifestações, compõem festas, tradições e costumes que são transmitidas por gerações, de pai para filho, de povo para povo. Daqui a dez dias comemora-se, no Brasil, o Dia do Folclore; hora de lembrar das figuras humildes, da sabedoria tradicional, dos mitos e das superstições das regiões brasileiras e do mundo.

Visitando os cinco cantos do país, vemos a fusão de culturas, a mistura do branco com o negro, o índio em meio aos dois; além de orientais, latinos, europeus. O brasileiro é feito da junção de todos os costumes, valores e tradições de pessoas do mundo inteiro. Seria difícil, em meio a isso, manter as antigas tradições, perpetuar a cultura do dia-a-dia simples, rotineiro e pitoresco. Hoje, o que temos são relatos, contados; causos, lendas, histórias fantásticas e simples do povo brasileiro: o folclore. A lenda da Boitatá, cobra de fogo que protege as matas e os animais; o Boto, animal que se transforma em homem para seduzir as donzelas no Amazonas; a Iara, nossa mãe d’água; entre tantas outras lendas, constituem o imaginário popular, a pureza da cultura nacional.

As brincadeiras, as canções, as danças, também constituem essas expressões culturais repletas de beleza e simplicidade. Cantigas de roda, acalantos, modinhas e serenatas misturam-se ao samba, ao baião; juntam-se às catiras, ao maracatu, à quadrilha. Torna-se imensa, rica e distinta a cultura popular. A língua falada, a literatura, as festas transmitem aos não sabedores uma cultura espontânea e sem autoria; as manifestações são do povo e de sua terra.

Uma manifestação sem idade e desprovida de autores, o Folclore, é a forma pura e simples dos valores e das tradições do homem. No século XIX, quando já se perdia no tempo, a pesquisa folclórica foi incentivada por toda a Europa. Devido a isso, hoje, o folclore é uma das principais inspirações de artistas do mundo inteiro. As obras, as festas, todas as manifestações folclóricas guardam um pouco da história humana antes dos avanços tecnológicos e comunicacionais. Voltar a elas é remeter a um lugar de transparência, beleza e sabor; é compreender a vastidão de conhecimento dos homens.

Nenhum comentário: