A exceção brasileira
Nessa semana vimos uma das nossas maiores alegrias em Olimpíadas. César Cielo Filho na natação , venceu os cinquenta metros livre em Pequim. César Cielo não apenas tornou-se o nadador mais rápido da Olimpíada , mas também tornou-se uma celebridade no esporte bretão. Cielo foi o primeiro nadador brasileiro a ganhar uma medalha de ouro vencendo atleta de ponta como o francês Alain Bernard e o atual recordista mundial Eullivan, Sullivan inclusive ficou apenas na sexta colocação na prova.
Mas , tirando toda essa questão de méritos e alegrias em ver um atleta brasileiro no mais alto do pódio e ver emocionado o nadador campeão olimpico ouvindo o hino nacional, aqui quero citar algumas características que faz de Cielo uma exceção no meio de tantos atletas brasileiros.
César Cielo treina nos Estados Unidos na Universidade de Auburn , no Alabama , tem estrutura , tem preparo físico, tem incentivo, recordista do Campeonato Universitário Americano deste ano, o brasileiro foi eleito , pela segunda vez consecutiva o melhor nadador da competição. César é treinado por Richard Quick e disse que Cielo é um dos nadadores mais talentosos que já passaram pelo NCAA. O jovem nadador de vinte e dois anos de idade treina há três anos nos Estados Unidos e treina e disputa competições com os melhores da modalidade , já disputou provas ao lado do próprio francês Bernadieu e o australiano Sullivan.
O fato é que César Cielo tem estrutura e nada com os melhores da modalidade e sabe decidir , tem potencial. César Cielo mescla superação, talento e física. Tradução? Ouro Olímpico e recorde da competição por mais quatro anos no minimo. Ao contrário de Thiago Pereira ou outros atletas brasileiros que muitas vezes tem até a mesma estrutura, mas não fazem por merecer os tantos investimentos.
Aqui não é uma crítica ferrenha a todos os atletas brasileiros , pois sei que muitos esportes não tem o mesmo incentivo e nem a mesma oportunidade que César Cielo teve, aqui merecem citações o basquete feminino, o futebol feminino e até a ginástica artística. Nesse esportes , o que analisamos é que existe sim o empenho e a superação dos atletas , mesmo não tendo uma estrutura adequada para os treinos e o desenvolvimento dos atletas. Mas é triste saber que um país que tem tantos talentos, entre nas competições apenas para ser um mero coadjuvante, é irresponsável para não dizer vergonhoso quando vimos essas diferenças , quando vimos essas discrepâncias. Cielo merece o torniquete dessa semana exatamente por isso , fez por merecer o ouro olimíco, fez por merecer o investimento.
A cada geração, temos a felicidade de ver brasileiros no topo da lista de melhores em seu esporte. César entra nesse rol de atletas que fizeram e fazem a história do esporte . Parabéns César Cielo, o torniquete dessa semana é pra você!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário