sábado, 16 de agosto de 2008

A Olimpíada de mentira


"O governo chinês, os intelectuais e a população em geral, todos nós esperamos que a Olimpíada seja um sucesso"

"Esperamos ver o resultado da Olimpíada de Seul, que estimularia a abertura política e a melhora nos direitos humanos e ajudaria no progresso da mudança estrutural do sistema político"

"Mas há também uma força contrária a tal desejo, que é o grupo de elite atualmente no poder. Eles são uma força negativa que está empurrando a Olimpíada para ser mais como a Olimpíada de Berlim em 1936 "

As Olimpíadas de Pequim começaram no dia oito de agosto. Uma grande festa do esporte e um grande espetáculo foi visto por bilhões de pessoas no mundo. Mas, ao contrário do que muitos pensam essas Olimpíadas nos faz voltar no tempo e lembrar por alguns instantes o ano de 1936.
Berlim é o palco, Hitler se orgulha em trazer o maior evento esportivo para o pais germânico, era a oportunidade de mostrar ao mundo as maravilhas da Alemanha nacional-socialista e provar a superioridade da raça ariana. O estádio olímpico foi ampliado para 110 mil lugares e 8 novas instalações esportivas foram construídas. A cobertura jornalística nunca foi tão grande e a televisão entrava em cena. Era só uma máscara onde escondia o que realmente acontecia naquele país. Milhares de judeus eram mortos nos campos de concentração e sofriram grande perseguição em toda a Europa , enquanto os alemães e principalmente os seus principais lideres tentam mostrar ao mundo que tudo estava muito belo e perfeito.
Ano 2008, Pequim apresenta ao mundo a "maior" e melhor Olimpíada que o planeta já viu, será?

Vamos aos fatos:

-Um investimento de mais de 42 bilhões de dólares. Os jogos mais caros da história. Em Atenas 2004 foram 16 bilhões .

- Com esse dinheiro a China gastou com infra – estrutura , estádios novos e um projeto para limpar ou minimizar a poluição na capital chinesa.

- Em outros lugares esse alto custo teria criado uma polêmica com grandes proporções mundiais , mas não na China. Num país onde as informações nem sempre é acessível, grande parte das pessoas parece não saber quanto está sendo gasto.

-Segundo o Comitê da China a cidade gastou 1,9 bilhões de dólares em 12 novos estádios e reformando outros. Pequim também gastou bilhões em infra estrutura como um novo terminal de aeroporto e mais linhas de metrô.

Esses são apenas alguns pontos que precisam ser esclarecidos pelo governo chinês , pois não me contento com o esclarecimento de muitos organizadores que contra argumentam dizendo que
muitos desses projetos não tem relação alguma com as olimpíadas e que as reformas teriam sido realizadas de qualquer forma.
Mas, é estranho essa questão, primeiro porque não vejo na China uma herança para a história das Olimpíadas, que herança irão deixar? O estádio Ninho do Pássaro? O Cubo D’água?
Talvez sirva como sede de alguma Mundial, quem sabe , mas que herança vão deixam para seus habitantes? É estranho olhar o investimento final desses jogos , em qualquer outro país isso já geraria uma polêmica em relação aos custos , porque só na China isso não acontece?
Em Londres já existe um forte debate sobre a previsão dos gastos nos Jogos Olímpicos em 2012 , quase doze bilhões de reais. Mas na China, houve pouco debate sobre isso, e isso num país onde mais de 135 milhões de pessoas vivem com menos de um dólar e vinte e cinco centavos por dia.
Nas ruas, as pessoas parecem ter pouca idéia do que exatamente está acontecendo e muitos nem tem acesso a essas estruturas.
A União Soviética com a ditadura bolchevique assombrou e surpreendeu o mundo. Agora, Pequim supera tudo que já foi feito. Deixa em todos a afirmação de perplexidade refletida na expressão exaltadora, mas surpreendente: "Não acreditávamos que a China pudesse apresentar tanta beleza com tanta concentração". Mas realizou. Apesar do entusiasmo, da beleza, da grandiosidade que o mundo viu em Moscou, a União Soviética não resistiu à oposição do mundo, se desintegrou. Com a China isso dificilmente acontecerá, mas que herança deixará para o mundo? Que imagem quer passar? Falta a concessão da liberdade interna. A China atravessa a PRESUNÇÃO da Liberdade.
A capital de um mundo (Pequim) projeta internacionalmente um país (a China) que transmitiu para 185 países essa festa da mente, do coração e da esperança, mas usa da segregação o ponto forte do seu governo, tanto é que o Tibet ainda sofre com essa intervenção.
A China não é um país democrático e sim ditatorial que usa do medo e da violência para manter a ordem, Mas que ordem? pessoas passam fome, são exploradas e se você acredita em Papai Noel ou em Coelhinho da Páscoa também acreditará nessa Olimpíada, uma Olimpíada de MENTIRA.

Um comentário:

Anônimo disse...

Uma pergunta, a China tentou ser oq nunca foi, e gastou milhoes que tem p isso, será mesmo que o Brasil precisa querer embarcar nessa e querer quer um evento esportivo tão caro como uma Olimpíada esteja no Rio? Justo no Rio, uma dos estados que nos dá alegria em beleza mas tristeza em criminalidade, falta de organização, falta de ética publica e etc etc etc... se a vara da Fabiana Murer foi roubada em Pequim, que a todo tempo vc esta sendo vigiado, imagine oq será roubado dos atletas no Rio, no minimo vão sequestrar o Phelps!
Eu sei que é um pensamento nada patriótico, mas pensem eu nasci em uma pais que só é patriota em época de copa do mundo.
E vontando em falar em dinheiro, não seria melhor pegar esse dinheiro que seria usado em melhorias e estádio, construções e sei lá mais oq, para investir nos pbms de Rio?