quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Sonho meu


O Brasil realmente entra com tudo para pleitear a vaga de sede das Olimpíadas de 2016. O presidente Luís Inácio Lula da Silva está se empenhando em trazer o mega evento para o país tupiniquim no Rio de Janeiro, tanto é, que se reuniu nessa quinta - feira com o presidente chinês, Hu Jintao e pediu o apoio chinês na candidatura da cidade maravilhosa. Acompanhado do ministro do Esporte, Orlando Silva, pelo governador Sérgio Cabral e pelo presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman, Lula foi à Vila Olímpica onde almoçou com dirigentes e atletas brasileiros.
Na sexta-feira, Lula tem um encontro agendado com o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Jacques Rogge. Em seguida, o presidente brasileiro irá acompanhar a cerimônia de abertura dos Jogos de Pequim.O COI anunciará a escolha da sede Jogos de 2016 em outubro de 2009, em Copenhague, na Dinamarca.
O que me parece aqui uma pretensão é o fato do presidente e seus representantes alimentar um sonho no qual pode ser um tiro no escuro. O Brasil sediou o Pa Americano de 2007 no Rio de Janeiro, até me surpreendeu positivamente, a estrutura e a segurança foram fatores que merecem elogios, mas o que aconteceu depois desse Pan? O que mudou no Rio de Janeiro ou no Brasil para que os dirigentes se animem tanto e estarem totalmente certos que mais um evento internacional dessa envergadura irá ser sucesso? Enquanto dirigentes e o próprio presidente buscam apoio para a candidatura do Rio de Janeiro nas Olimpíadas, o Rio vive momentos de tensão e crise com a polícia e as tantas milícias que assolam a cidade maravilhosa, enquanto civis inocentes morrem a todo o momento na cidade muitas vezes por descuido da "nossa" policia, enquanto muitos passam fome e nem tem uma qualidade de vida decente nesse país, enquanto existir impunidade, altas taxas de impostos, além de outros pontos e os nossos dirigentes se preocuparem com eventos esportivos desse porte que gastam milhões e milhões deixando um resultado às vezes crítico nas finanças do país e dividas sem fim, o Brasil vai continuar sendo apenas um país subdesenvolvido, uma pena para um país tão rico em recursos naturais e um povo que certamente não encontramos em nenhum país do mundo. Torço para que esse sonho seja ao menos bom para o Brasil porque não quero ter outro pesadelo!!

Nenhum comentário: