terça-feira, 26 de agosto de 2008

Quando surge alve - verde imponente


O navio "Colombo" acaba de chegar da Europa lotado de passageiros e de esperanças. Entre todos aqueles que desembarcaram e, pela primeira vez pisaram o solo nacional, estava Caetano Tozzi, o primeiro dentre os italianos a se registrar nos serviços brasileiros de imigração. Assim como as centenas de milhares de seus patrícios, Caetano trazia uma enorme vontade de trabalhar. E ela seria mesmo necessária. A abolição da escravatura andava a passos largos e já se sabia que, cedo ou tarde, ela seria assinada, o que viria a acontecer seis anos depois. O País precisaria, então, de uma nova mão-de-obra e nada melhor que esta fosse a dos europeus, sobretudo a dos italianos que chegavam ao Brasil trazidos em virtude das notícias sobre fertilidade de nosso solo.
Nos quase 50 anos em que viveu no Brasil, este imigrante pôde mostrar o espírito aberto às coisas de nosso País, sem deixar de lado o amor pela velha, querida e então já distante Itália. 15 anos antes de morrer, teve o orgulho de poder ser um dos fundadores do Palestra Itália. Ele não foi o único, é verdade, mas foi um deles. Era o início de um marco na história do futebol brasileiro e mundial.
Em 1914, o hoje nacionalmente conhecido Clube Espéria se chamava "Societá dei Canottieri" (Sociedade dos Remadores). Lá, se jogava a bocha e, como dizia o próprio nome, se praticava o remo. Porém, o futebol começava a despertar paixões, já que há muito era praticado na Itália com o nome de "calcio". Quatro italianos – Luigi Cervo, Ezequiel De Simone, Luigi Emanuelle Marzo e Vicenzo Ragognetti – eram os mais animados dentre aqueles que moravam no então totalmente italiano bairro do Brás. Eles se encantaram com a visita do Torino e do Pro Vercelli, times do futebol italiano, e resolveram que os filhos da Itália e os filhos dos filhos da Itália também precisavam de uma equipe de futebol. Nasce o Palestra!!
Já são 94 anos de história, anos de glória e muitos títulos , nomes de grande jogadores também atuaram com a camisa do grande Palestra , quem não se lembra de Luis Pereira , Oberdan Catani, Leivinha , Evair , César Sampaio , Zinho, Marcos, o Marcão do Palestra Itália , para alguns um "santo" e Ademir da Guia o maior ídolo palestrino de todos os tempos.
E assim segue o Palmeiras, o maior Campeão do Século XX e parabéns a todos os palmeirenses, hoje completamos 94 anos de amor e paixão, uma paixão que já existia mesmo antes de nós nascermos...

5 comentários:

Anderson Oliveira disse...

Ah Victor...

Eu quero minha parte nesta propaganda. O blog é apartidário, não tem time, cor ou religião.

Anônimo disse...

Gostei do seu estilo despojado para escrever os "artigos esportivos", e me sinto muito honrada de ter o nome de tão grandioso e honroso time sendo lembrado...

Parabéns a todos os "jovens jornalistas".

Victor Chimenez disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Victor Chimenez disse...

Olá Mônica , obrigado pelos comentários e pelo elogio, gostaria de ter o seu contato, o seu e-mail para trocarmos outras informações, bjos

Anônimo disse...

Ok, pode me mandar e-mails em monibrux@yahoo.com.br, mas vou te falando que do que eu entendo mesmo é de Biologia... a área que eu curso...rs... Esportes é com minha irmã, que é prof de ed. física.

Abraços